Oláááááá, Minhas gatas!!! *-*
É difícil encontrar uma garota que não gosta de maquiagem, certo? Mas para fazer com que o produto dure mais é preciso tomar alguns cuidados, não só com a maquiagem em si, mas também com os pincéis que a acompanham. A limpeza e conservação é fácil e requer cuidados simples.

Você que usa os pincéis de maquiagem todos os dias ou muitas vezes só num fim de semana já se imaginou carregando bactérias pra lá e pra cá? Pois saiba que sem uma higienização isso acontece e nem sabíamos disso, né verdade? Mais é fácil evitar isso... é preciso limpá-los sempre – seja entre uma make e outra com uma limpeza rápida, seja fazendo a lavagem semanal (para profissionais que usam muito) ou quinzenal (para usuários comuns). 




  • Conheça o seu pincel
A primeira coisa que você precisa saber é diferenciar os pincéis de cerdas naturais (normalmente os usados para sombra, blush e pó) e os de fios sintéticos (pincéis de base, batom e corretivo). Cerdas naturais são como cabelos e precisam ser tratados com a mesma delicadeza para não ressecar ou perder fios, portanto, use sempre sabonete antibacteriano ou shampoo neutro e condicionador para finalizar. Já as cerdas sintéticas suportam produtos mais agressivos (e por vezes precisam deles), como demaquilantes e líquidos específicos para limpeza.
  • Como Lavar:



 Separados os pincéis por tipo, comece pelos sintéticos, que são mais fáceis de limpar. Molhe as cerdas (com cuidado para não molhar o cabo), pingue um pouco de sabonete líquido antibacteriano, shampoo neutro (eu gosto de usar o shampoo infantil Johnson's Baby) nelas e esfregue nas mãos em movimentos de vai e vem. Manter o pincel inclinado na hora de esfregar e não usar muita força vão fazer seu pincel durar mais. Deixe formar bastante espuma, enxague e repita o processo até a espuma deixar de ficar colorida.



Para os de cerdas naturais, use o mesmo processo, mas em seguida, coloque um pouco de condicionador de cabelos na mão (aproximadamente uma colher de sobremesa para cinco pincéis) e faça o creme ser absorvido pelos pincéis. Dar batidinhas leves com o pincel nas partes secas da mão vai tirar o excesso e fazer o condicionador render mais. Escolha um condicionador neutro e evite rótulos com indicações de que há mais química na fórmula (uso o condicionador infantil Johnson's Baby). Em seguida, enxague com água corrente e dê forma ao pincel com os dedos.



  • Ferramentas especiais:
Pincéis mistos, os Duo Fiber, devem ser lavados como se fossem de cerdas naturais (com shampoo e condicionador neutros) e se você tiver dificuldades para tirar a base das cerdas mais claras, experimente deixar de molho (por até uma hora) num líquido de limpar pincéis antes da lavagem.
Outro que pode ser mais difícil de limpar é o pincel de batom, que geralmente retém um pouco de cera do baton. Para deixá-lo limpinho, deixe-o de molho por alguns minutos em um demaquilante de olhos (isso vai tirar a oleosidade excessiva) antes da lavagem normal.
  •  Secagem:
Tem gente que, com pressa, usa secador ou coloca os pincéis ao sol. Tudo errado: o sol resseca os fios e a madeira e o secador pode tirar a percepção de umidade, levando você a guardar a peça quando ela ainda não está completamente seca, o que é um chamariz para fungos em geral. 
O correto é devolver forma ao pincel ainda úmido, com os dedos, e colocá-los para secar num lugar fresco (mas não ao sol) deitados sobre uma toalha seca. Os sintéticos secam rápido, mas os naturais demoram, então o recomendado é fazer isso de noite e deixar os pincéis fora de cases a noite toda.
 Se você tiver dificuldade em dar forma a algum pincel – o que é comum com os pequenos de batom – não precisa se desfazer dele: depois que lavar, borrife um pouco de spray de textura seca antes de achatar e formatar as cerdas e depois deixe secar normalmente, na horizontal.





Outras dicas de lavagem que podem salvar o seu pincel:
- Evite molhar o cabo de madeira do pincel porque a madeira vai se estragando e pode até quebrar.
- Evite molhar a junção entre metal e madeira do cabo porque essa parte do pincel recebe cola e ela pode ser dissolvida pela água, o que faria sua ferramenta simplesmente desmontar. O mesmo vale para colocar o pincel para secar na vertical, dentro de copos ou algo do tipo.




Fonte: http://www.portaldamaquiagem.com.br

4 Comentários

  1. Eu deixo sempre secar ao natural :)
    Gostei bastante das dicas :)
    Beijocas*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Vanessa.
      Secar os pinceis ao sol ou expondo-os ao calor excessivo, como o de um secador de cabelos, danifica as cerdas e sua desenvoltura.

      Estou à disposição! Obrigada pelo carinho.
      BigBju

      Excluir
  2. Oii , tudo bem?
    Seu blog foi indicado para responder uma tag !
    Corre lá e responda a tag <3 bjss
    http://atraspenteadeira.blogspot.com.br/2015/02/tag-um-pouco-de-tudo.html

    ResponderExcluir